motivação e emoção
Curso: Psicologia 1E
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos I
São Paulo
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva ampliar os conhecimentos sobre o fenômeno da Motivação através de uma breve explicação dos termos ligados a motivação, como estes termos são aplicados, explicação da atuação dos motivos através do modelo homeostático, as influências sobre a motivação, apresentação da teoria de Maslow e as dificuldades do estudo dos motivos. Objetiva também, ampliar os conhecimentos sobre o fenômeno da Emoção através da apresentação de seu conceito, sua natureza, seus componentes, como estes componentes se relacionam, sua complexidade e como são medidas as emoções.
Compreender os fenômenos da motivação e emoção nos leva a percorrer um longo caminho. O entendimento desses fenômenos nos permite compreender melhor o que leva as pessoas a serem do jeito que são e por que queremos as coisas que desejamos. Com tal compreensão podemos ver os acontecimentos de uma outra perspectiva, ampliando nosso autoconhecimento e as possibilidades de tecer melhores relações.
Compreendendo melhor os fenômenos motivacionais e emocionais, podemos estimular os empregados, assessorar clientes, treinar atletas, educar nossos filhos, desenvolver o potencial dos alunos e modificar o próprio modo com que pensamos, sentimos e nos comportamos.
MOTIVAÇÃO
Para uma melhor compreensão da motivação, é necessário entendermos a definição dos termos “motivo”, “necessidade”, “impulso” e “instinto” que são usados pelos psicólogos de maneiras específicas.
O termo necessidades é usado para definir deficiências que podem vir de requisitos aprendidos ou corporais ou ainda de alguma combinação de ambos. Motivo, ou motivação, são usados para definir um estado interno causado por uma necessidade e que ativa ou desperta comportamento frequentemente dirigido ao cumprimento da necessidade ativante. Os motivos que em grande