Motivação e Emoção
Trabalho de Psicologia Geral
Motivação e Emoção
Profª Nadia Disciplina: Psicologia Geral
Marília Maio/2014
Teorias e conceitos motivacionais
Motivos são necessidades, interesses e desejos que impulsionam as pessoas em certas direções. Em resumo, a motivação envolve o comportamento direcionado por uma meta.
As Teorias do impulso
Muitas Teorias definem as forças motivacionais em termos de impulsos, cujo conceito aparece em uma série de teorias que, de resto têm pouco em comum, tais como as formações psicanalíticas e teorias behavioristas, O conceito de impulso surgiu da observação de Walter Cannon de que os organismos procuram manter a homeostase, um estado de equilíbrio ou estabilidade fisiológica.
As teorias do impulso empregam o conceito de homeostase ao comportamento. Um simples é um estado interno hipotético de tensão que induz um organismo a empreender atividades que possam reduzir tal tensão.
As Teorias do incentivo
Segundo as teorias do incentivo, os estímulos esternos regulam os estados motivacionais. Incentivo é um objetivo externo capaz de motivar o comportamento. Sorvete, prêmio em dinheiro, a provação de amigos, nota.
Os modelos de impulso e incentivo de motivação são muitas vezes contrapostos, como as teorias de empurrar versus as de puxar. As teorias do impulso enfatizam como os estados internos de tensão empurram as pessoas a determinadas direções. As do incentivo enfatizam como os estímulos externos puxam as pessoas em certas direções. De acordo com as teorias do impulso, a fonte de motivação localiza-se dentro do organismo. Segundo as do incentivo, esta