MOTIVAÇÃO NAS EQUIPES DE TRABALHO
MOTIVAÇÃO NAS EQUIPES DE TRABALHO: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
PROFª. CARLA MOURA
DISCIPLINA: MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO
2013
INTRODUÇÃO
Segundo HOFFMAN(1999) a auto-realização no trabalho é uma questão estratégica para as empresas. Neste sentido, Abraham Maslow deixou uma enorme bagagem para os que trabalham com a psicologia organizacional e profissionais de Recursos Humanos.
"Quanto mais saudáveis nós somos emocionalmente, mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho. Ao mesmo tempo, menos nós toleramos a violação de nossas necessidades para tal preenchimento." Abraham H. Maslow
Estamos no tempo do gerenciamento de processos e especialmente o meio ambiente se destaca a cada dia à medida que as pessoas, os gestores, comunidades e governos se conscientizam que a vida está acima de tudo e não subordinada a tudo. Quem imaginaria que o recrutamento e a retenção de empregados se tornaria a maior preocupação da área de RH? A tecnologia não alterou a natureza humana, mas lançou definitivamente uma nova forma para abordagem de temas como produtividade, eficiência, informática, Internet, espírito de equipe, crescimento de empresas e funcionários, temas presentes em um ambiente de trabalho cada vez mais competitivo e internacionalizado.
Sob muitos aspectos, esses temas são psicológicos por natureza e, portanto, necessitam de soluções e reflexões também psicológicas. Talvez pareça óbvio, mas muitos profissionais estão despertando apenas agora para o fato de que seres humanos não são máquinas destituídas de emoções e que desapaixonadamente deixam de fora o seu próprio interesse. Ao contrário, agem de acordo com valores, atitudes e motivos que têm sua própria lógica - e força - em todos os aspectos da vida econômica, desde o trabalho até o comportamento do consumidor.