Motivação em matemática
A matemática é uma disciplina aonde o fundamental é não desistir, uma ciência que tem como praxe para o aprendizado a persistência. Devido aos seus frequentes momentos de dificuldades, é de suma importância que o professor promova dentro de sala de aula ou fora dela um ambiente motivacional que tornem as aulas agradáveis com um objetivo pedagógico aonde o aluno não sinta aversão de tentar resolver os problemas que lhe são propostos. As dificuldades existem para muitos alunos nessa disciplina e cabe a nós professores e alunos juntos nos desfazermos desse medo, cabe ao professor ensinar ao aluno que o erro não vem apenas com uma advertência, um erro é uma nova oportunidade que permite ao aluno se auto avaliar.
Para que o aluno se sinta a vontade e se interesse pelo conteúdo proposto em sala de aula poderão ser trabalhados problemas que tenham na sua introdução coisas/histórias que falem do cotidiano dos alunos ali presentes. A tecnologia dentro da sala de aula também chama muito a atenção deles, devido a essa devastadora necessidade que os jovens têm de estar em contato com aparelhos eletrônicos, deixando assim para trás os exercícios monótonos e rotineiros que tanto os amedrontam. O uso da calculadora em sala de aula é dispensável pelo fato de que o aluno precisa aprender e se sentir a vontade diante da resolução de problemas simples, podem sim ser feitas algumas atividades com a calculadora para que estes também aprendam a manipular o aparelho eletrônico para futuros fins, mas a calculadora não é, e nem deve ser, algo indispensável para o aluno em sala de aula.
Os jogos e os materiais manipuláveis são objetos fundamentais na aula do professor que quer fazer a diferença, que pretende mudar a perspectiva do aluno para com a matéria. A partir do lúdico e do material concreto os alunos poderão perceber que a matemática não é uma matéria dispensável e que ela pode ser aplicada no nosso cotidiano, tornando assim a aprendizagem mais