artigo jornalistico
O trabalho de um jornalista investigativo com a abrangência tecnológica existente na atualidade.
O papel do jornalista na sociedade é traduzir e interpretar informações, atribuindo-lhe sentindo precisão, dando ao receptor, possibilidade de refletir e também interpretar. Consiste em transmitir os dados técnicos sobre determinado fato. Traduzindo para o cotidiano do leitor termos e diálogos de modo facilitado. Todo jornalista tem direitos e deveres a cumprir sendo o mais honesto possível usando da verdade para obter precisão em suas reportagens.
Para todo jornalista deve estar ligado às responsabilidades sociais, jamais deixando de lado aquilo que pode agredir o meio e a sociedade em que ele se encontra. O ser humano é a matéria-prima do jornalismo investigativo, sendo reflexo daquilo que ele consome. Por meio da sociedade o jornalista investiga a política, problemas sociais, a saúde e também pessoas ligadas a alguma polemica.
Cabe ao jornalista atender com extrema relevância a humanização para seu trabalho. Se o jornalista escreve ao leitor, é por ele que deve se pautar. A reportagem investigativa começa na concepção da pauta, podendo surgir a partir de dados inexplicáveis ou curiosos, pistas dadas por informantes ou fontes regulares, leituras de noticias ou da observação da realidade.
O repórter deve familiarizar-se com o assunto por meio de pesquisas, consultas de fontes e a partir daí desenvolver um plano de ação.
O uso da tecnologia esta cada dia mais freqüente não só no meio jornalístico, a agilidade e a precisão estão fazendo as pessoas perderem o entusiasmo pelo jornal do dia seguinte, pois apenas com um clique ele já consegue acompanhar em tempo quase real investigações tratadas como polemicas.
A era tecnológica também contribui ao meio jornalístico, possibilitando precisão na estória contata e mostrando-se sempre ágil a transmitir a noticia ao leitor com precisão, aprimorando-a a