Motivação do consumidor: necejos

4199 palavras 17 páginas
Motivação do Consumidor: necejos

Por que as pessoas sofrem? Fundamentalmente, quando suas necessidades não são satisfeitas: sono, ar, água, alimento, moradia, transporte, segurança, família, hospitais, todas elas condições psicobiológicas conectadas à digna sobrevivência do ser humano. São todos produtos e serviços essenciais.
Mas o surpreendente é que tantos há que também sofrem em significativa intensidade simplesmente porque não conseguem saciar desejos: pelo último modelo de bolsa, de sapato, de automóvel, a última moda de vestuário, o restaurante do momento, as marcas de grife, o luxo em evidência. Tais indivíduos ficam como que presos aos desejos, dos quais não conseguem se desvencilhar, e padecem ao não poder realizá-los.
Esses consumidores são motivados por produtos e serviços supérfluos. Todavia, supérfluo não significa, em absoluto, um bem ou serviço negativo; inferior. Significa simplesmente secundário no rol das prioridades humanas.

Necessidades, desejos: o essencial e o supérfluo

Necessidade humana é um estado de privação de alguma satisfação básica. As pessoas exigem alimento, roupa, abrigo, segurança, sentimento de posse e auto-estima. Essas necessidades não são criadas pela sociedade ou empresas. Existem na delicada textura biológica e são inerentes à condição humana.
Desejos são carências por satisfações específicas para atender às necessidades. Um norte-americano precisa de alimento e deseja um hambúrguer, batatas fritas e uma Coca-Cola [...] Uma pessoa faminta na Ilha Maurício pode desejar mangas, arroz, lentilhas e feijão (KOTLER, 1998, p. 27).

O fato é que as necessidades são relativamente limitadas, universais e objetivamente demarcadas, os desejos são ilimitados, pessoais e subjetivos, sendo sempre uma especificidade das necessidades; uma opção particular do indivíduo. Isso gera a insaciabilidade dos consumidores, pois uma vez que um desejo tiver sido satisfeito, outro já se encontra à espreita.
Vestir-se é uma

Relacionados

  • Estudante
    7361 palavras | 30 páginas
  • Fatores econômicos e comportamentais do torcedor que viaja em razão dos jogos das fases finais do campeonato mineiro de futebol 2010.
    18208 palavras | 73 páginas
  • Planejamento comunicação
    9576 palavras | 39 páginas
  • Cafe
    66554 palavras | 267 páginas