Motivando a equipe
Liderando e Motivando a equipe escolar
O capítulo em questão nos apresenta o desafio de um professor em assumir, como diretor, uma instituição que se encontrava em estado de total abandono, onde a desmotivação tomava conta da equipe de trabalho, o rendimento escolar estava em baixa e com isso, a escola já não era mais tão bem vista como em tempos passados. Surge então a preocupação deste professor em resgatar a motivação do grupo, bem como a credibilidade perante a sociedade.
O antigo diretor desta escola pouco estabelecia uma parceria no processo de tomada de decisões e esta conduta repercutia na sala de aula, onde se percebia alunos intimidados pelos professore, que não demonstravam satisfação na realização de seu trabalho.
O novo diretor percebeu então que deveria conquistar primeiramente o grupo e para isso iniciou com dinâmicas de integração. Colocou-se á disposição da equipe, observava constantemente o trabalho de todos e solicitou a opinião dos professores para o seguimento das atividades da escola. Com isso, a auto confiança dos mesmos aumentou e consequentemente, o rendimento dos alunos melhorou.
As escolas atuais necessitam de líderes capazes de trabalhar em equipe, que saibam ouvir e dividir o poder, para que então, a escola possa obter sucesso e excelência na sua qualidade de educação.
Os gestores escolares são os responsáveis pela sobrevivência e pelo sucesso de suas organizações e chamamos de líderes, aqueles capazes de influenciar a equipe de trabalho em prol de objetivos comuns. Com isso, percebe-se um novo estilo de liderança em educação que enfatiza a participação, o compartilhamento de responsabilidades com resultados e a aceitação de riscos. O líder deve possuir uma visão do todo da escola e tem a incumbência de transformar esta visão em realidade juntamente com sua equipe de trabalho, através de um vínculo de confiança e respeito