motivacao
Abraham H. Maslow
Estamos na década do gerenciamento de processos e especialmente o meio ambiente se destaca a cada dia à medida que as pessoas, os gestores, comunidades e governos se conscientizam que a vida está acima de tudo e não subordinada a tudo.
Sob muitos aspectos, esses temas são psicológicos por natureza e, portanto, necessitam de soluções e reflexões também psicológicas. Talvez pareça óbvio, mas muitos profissionais estão despertando apenas agora para o fato de que seres humanos não são máquinas destituídas de emoções e que desapaixonadamente deixam de fora o seu próprio interesse. Ao contrário, agem de acordo com valores, atitudes e motivos que têm sua própria lógica - e força - em todos os aspectos da vida econômica, desde o trabalho até o comportamento do consumidor.
Sabemos que se as pessoas envolvidas numa tarefa estiverem suficientemente motivadas, elas conseguirão superar quaisquer tipos e graus de dificuldades. O ditado “Uma empresa é feita por suas pessoas” expressa a mais pura realidade, pena que muitos executivos ainda não acreditem. Se o trabalho for organizado e sistematizado dentro das mais rigorosas técnicas de desenvolvimento de produtos e alta tecnologia e garantia da qualidade associada, será que vai ser realizado como previsto? Não necessariamente. Muitas vezes o trabalho não ocorre como seria desejável, ainda que muito bem organizado e planejado.
Quando uma pessoa se coloca ou se direciona a um caminho ou um objetivo, ela não necessariamente está motivada a atingir este objetivo. Os fatores que a levam a caminhar naquela direção podem-lhe ser intrínsecos (internos) ou extrínsecos (externos). Quando são intrínsecos, há motivação; quando são extrínsecos, há apenas movimento ou apenas satisfação