Motivacao
Em um sentido sistêmico a motivação consiste em três elementos integrantes e interdependentes (CHIAVENATO, 2004):
Necessidades: estado interno que quando não satisfeito cria tensão e estimula algum impulso no indivíduo, visando a sua redução ou atenuação.
Impulsos: Os impulsos e ou motivos são os meios que aliviam a necessidade, eles geram um comportamento de busca e pesquisa para localizar incentivos ou objetivos que se alcançados satisfarão a necessidade.
Incentivos: Pode ser definido como algo que pode aliviar uma necessidade ou reduzir um impulso, em geral os impulsos estão situados fora do indivíduo e tem grande variação conforme a situação.
As pessoas são motivadas por uma grande variedade de fatores que estão em constante mudança, entender as necessidades de um indivíduo e o que o motiva é importante para tratar do comportamento humano nas organizações e para isso é necessário entender o processo motivacional que pode ser simples ou integrado (CHIAVENATO, 2004).
Muitas organizações buscam incessantemente por funcionários motivados, porem a ação organizacional nem sempre cria condições motivacionais suficientes. As empresas querem funcionários motivados, mas não sabem como motiva-los, assim nem sempre a ação organizacional corresponde ao discurso ou a intenção (CHIAVENATO, 2003).
Uma variável importante em relação a motivação é a satisfação no trabalho, pois quando as pessoas ingressam e permanecem em uma organização, elas passam a desenvolver certas necessidades e expectativas que precisam ser atendidas para que elas percebam que seus esforços e investimentos pessoais produzem retornos significativos e