motivacao
Apesar dos seus benefícios, a geração eólica proporciona um impacto significativo no funcionamento correcto da rede, principalmente quando esta está sujeita a situações anormais de defeito. A actual legislação, devido ao seu impacto negativo, obriga a retirada de serviço da geração eólica aquando um defeito na rede de distribuição. Na actualidade, mesmo com a saída de serviço da geração eólica (devido à saída tardia da mesma) existe um impacto no funcionamento adequado do sistema de protecção. Devido à importância do sistema de protecção, este impacto pode influenciar significativamente a qualidade de serviço da rede.
Para além do impacto no sistema de protecção, devido ao aumento progressivo da capacidade de geração eólica na rede de distribuição portuguesa, a perda de produção aquando defeitos fugitivos podem afectar significativamente a restauração e a qualidade de serviço da rede eléctrica. Actualmente, existem estudos em Portugal para incorporar nos parques eólicos a capacidade de sobreviver a cavas de tensão, bem como proporcionar serviço de sistema ao injectar corrente reactiva durante o defeito (regulação de tensão).
Assim, reside uma importância extrema na qualidade da rede eléctrica em detectar os problema no sistema de protecção aquando a interligação de geração eólica na rede de distribuição com ou sem capacidade de sobreviver a cavas de tensão (“Fault Ride Through”). Devido à existência do impacto da geração