Morte: impressões, sentimentos e emoções de profissionais de saúde
MORTE: Impressões, sentimentos e emoções de profissionais de saúde
Susie Farias Rangel Tanure
Cachoeiro de Itapemirim, ES. 2007
Susie Farias Rangel Tanure
MORTE: Impressões, sentimentos e emoções de profissionais de saúde
Monografia apresentada no Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública do Centro Universitário São Camilo
Espírito Santo, como requisito para obtenção do Título de especialista em Saúde Pública sob orientação do Prof. Marcos Balbino e Profª Lívia Perasol Bedin.
Dedicado à memória de “dona” Arlete, minha mãe, que morreu em perfeita paz, dizendo as mesmas palavras que dirigiram sua vida:
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. (Salmo 23:1)
Agradecimentos
Agradeço Àquele que foi descrito por João na ilha de Patmos (Ap.19:16) e maravilhosamente cantado por Handel: o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Graças a Ele, posso ver a vida plena de significados, maravilhosa, e também posso ver a morte cheia de esperança, numa doce expectativa de coisas boas que estão por vir. Não imagino bem maior.
Sou grata, imensamente, aos profissionais entrevistados por compartilharem de sua experiência para esse estudo. Suas histórias vão contribuir para reflexão de muitos. Obrigada por me permitirem contá-las.
Agradeço à minha família: meu esposo, Gin e nossos filhos, Hugo e Felipe. Foram muitas horas de convívio, das quais eles abriram mão para que esse trabalho fosse feito.
Agradeço ao orientador, professor Marcos Balbino. Foi um excelente mentor nessa jornada. Convenceu-me a perseverar mesmo diante das dificuldades que surgiram em meio ao caminho e tornou-o mais ameno com seu indefectível bom humor.
Agradeço o apoio inestimável da professora Lívia Bedin, que tão gentilmente compartilhou seu conhecimento.
Agradeço, sensibilizada, aos professores José Carlos Abreu Teixeira e Renata Cogo, que leram o texto e fizeram várias sugestões que o tornaram melhor.
Agradeço aos colegas