MORTE CELULAR SLIDE
• Enquanto lês isto, milhões das tuas células estão a morrer. Nada de pânico – não te vão fazer falta. A maioria destas células é supérflua ou potencialmente prejudicial, de modo que ficas melhor sem elas. De facto, a tua saúde depende do uso judicioso de um determinado tpo de morte celular – apoptose.
A apoptose é tão cuidadosamente planeada que é muitas vezes denominada morte celular programada. Durante a apoptose a célula encolhe e separa-se das suas vizinhas. Depois, a superfície da célula parece que ferve, com fragmentos que se separam e escapam na forma de bolhas tal como numa panela de água a ferver. O DNA do núcleo condensa-se e quebra-se em fragmentos de tamanhos regulares após o que o próprio núcleo se desintegra, o mesmo acabando por acontecer à célula. Uma equipa de limpeza celular rapidamente varre os despojos.
As células vêm preparadas para a apoptose, equipadas com as instruções e instrumentos necessários para a sua própria auto-destruição.
Elas mantêm estes instrumentos cuidadosamente resguardados, tal como um conjunto de facas embainhadas, até que um sinal – quer venha do interior ou do exterior da célula – desencadeia a sua libertação. Isto inicia uma cascata de acontecimentos cuidadosamente coordenados que culmina na excisão, eficiente e sem dor, das células desnecessárias. Existe um outro tpo de morte celular, chamada necrose, que não é planeada. A necrose pode resultar de um dano traumátco repentno, uma infecção, ou exposição a um químico tóxico. Durante a necrose a membrana exterior da célula perde a capacidade de controlar o fluxo de líquidos para dentro e para fora da célula. A célula incha e acaba por rebentar libertando o seu contudo nos tecidos circundantes.
Da entrada, então, uma equipa de limpeza composta por células imunitárias que removem e limpam os restos mas os químicos usados pela célula fazem com que aquela área fique inflamada e sensível. Pensa como o teu dedo fica vermelho e doloroso quando acidentalmente