Mortalidade materna
Curso de Enfermagem
MORTALIDADE MATERNA: POLITICA PÚBLICA PARA REDUÇÃO PROMOÇÃO E PREVENÇÃO
São Paulo
2012
ALESSANDRO ROGRIGUES
CLARA THOMAZ ROLIM
ELIAS PEIXOTO
GLAUCE ANDREOLI GRANGEIA
NATÁLIA FARIA DE MORAES
MARIA LUZIA NUNES DE SOUZA
MORTALIDADE MATERNA: POLITICA PÚBLICA PARA REDUÇÃO PROMOÇÃO E PREVENÇÃO
Trabalho de revisão bibliográfica do Centro Universitário Adventista de São Paulo do curso de Enfermagem 4º Período como parte dos requisitos para avaliação na disciplina de Promoção e Prevenção na Saúde da Mulher a Pesquisa Científica sob orientação da Prof.ª Ivanilde Rocha.
São Paulo
2012
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar as principais causas e prevenções da mortalidade materna no Brasil, bem como as repercussões na família, as Políticas Públicas para sua redução e os Custos Sociais ocasionados. Por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema, foi realizada uma busca eletrônica de artigos científicos. A comparação dos dados mostrou queda da Redução Mortalidade Materna de forma diferenciada nas regiões brasileiras. Os preenchimentos incompletos da declaração de óbito e a subnotificação ainda persistem. Prevaleceram as causas obstétricas diretas, com predomínio das doenças hipertensivas. Quando analisada, a viabilidades apontou falhas na assistência pré-natal, parto e puerpério. Apesar de sua relevância, são poucos os artigos sobre mortalidade materna no Brasil. A Redução da Mortalidade Materna, embora em declínio, permanece em níveis elevados. Os resultados indicam a necessidade de aprimorar a assistência à saúde da gestante durante o pré-natal, parto e puerpério.
Palavras-Chave: Mortalidade Materna; Saúde da Mulher; Assistência à Saúde.
ABSTRACT
The aim of this study was to describe the epidemiology and trends of maternal mortality in Brazil, through review of studies on the topic. We performed an