morfologia
Exemplos:
a. Divulgaram a notícia que essa doença se tornaria uma epidemia.
b. A população ficou apreensiva com a divulgação da notícia que essa doença se tornaria uma epidemia.
Pode-se observar no exemplo a, que a palavra divulgaram encontra se na sua forma original de verbo. Enquanto no exemplo b, essa palavra sofre uma mudança de classe, passando de verbo a substantivo, auxiliando com isso, a criação de outra sentença.
Já o processo de derivação ocorre através da adição de um afixo a raiz da palavra. Esses afixos são denominados como, prefixos, quando são adicionados antes do radical da palavra, e sufixos, quando aparecem depois do radical da palavra. Lembrando que um só radical pode conter prefixo e sufixo ao mesmo tempo.
Exemplos:
a. Leal.
b. Lealdade.
c. Desleal.
d. Deslealdade.
No exemplo a, a palavra é constituída em si pelo seu radical ou sua raiz, leal, que é a parte da palavra que permanece sem alterações, quando essa sofre alguma mudança. No exemplo b, temos acrescido ao radical da palavra leal, o sufixo dade, Formando, com isso, outra palavra. Já no exemplo c, temos o acréscimo do prefixo des ao radical leal, dando origem a outra palavra. Enquanto no exemplo d, encontramos os dois afixos, tanto o prefixo, quanto o sufixo. Salientando que a principal alteração causada em uma palavra, pelo acréscimo ou não de afixos, ocorre em sua semântica.
Exposto um pouco dos processos de derivação e mudança de classe de palavras, abordaremos agora, mais especificamente a formação de substantivos a