Criaturas Mitologicas
CRIATURAS MITOLÓGICAS
Bruno J. Silva, 1N01
10/09/2014
Os Gigantes
Gigantes (em grego antigo Γιγάντες, ‘nascidos da terra’), na mitologia grega, são personagens caracterizados por sua estatura e força excepcionais. Os gigantes foram gerados por Gaia, deusa primordial da terra, para derrotar Zeus, pois Gaia enfureceu-se quando ele prendeu os titãs no Tártaro. Os gigantes podiam ser mortos se atacados por um deus e um mortal simultaneamente. Uma desses gigantes foi Tião.
Sátiro
Sátiro, na mitologia grega, era a entidade da natureza com o corpo metade humano e metade de bodes. Equivale ao fauno da mitologia romana.
Na mitologia dos povos gregos, os sátiros (talvez relacionado ao grego sathê, "pênis") são divindades menores da natureza com o aspecto de homens com cauda e orelhas de asno ou cabrito, pequenos chifres na testa, narizes achatados, lábios grossos, barbas longas e órgãos sexuais de dimensões bem acima da média - muito freqüentemente mostrados em estado de ereção.
Viviam nos campos e bosques e tinham frequentes relações sexuais com as ninfas, além de copularem com mulheres e rapazes humanos, cabras e ovelhas.
As Górgonas
A Górgona é uma criatura da mitologia grega, representada como um monstro feroz, de aspecto feminino, e com grandes presas. Tinha o poder de transformar todos que olhassem para ela em pedra, o que fazia que, muitas vezes, imagens suas fossem utilizadas como uma forma de amuleto. A górgona também vestia um cinto de serpentes entrelaçadas.
Na mitologia grega tardia, diziam-se que existiam três górgonas: as três filhas de Fórcis e Ceto. Seus nomes eram Medusa, "a impetuosa",Esteno, "a que oprime" e Euríale, "a que está ao largo".
Minotauro
Na mitologia grega, o Minotauro, era, segundo sua representação mais tradicional entre os gregos antigos, uma criatura imaginada com a cabeça de um touro sobre o corpo de um homem O autor romano Ovídio descreveu-o simplesmente