Experiência em Laboratório para detectar amido, proteína e Glicose
Foram realizadas experiências em laboratório com objetivo de detectar a presença e a quantidade de amido, glicose e proteínas na composição das substancias. Para cada substancia foi utilizada um reagente especifico. Amido: foi utilizado o lugol ( solução de iodo I2 (1%) em equilíbrio com o iodeto de potássio KI (2%) em água destilada) este reativo reage com alguns polissacarídeos como os amidos, glicogênios, e certas dextrinas, formando um complexo de inclusão termolábil que se caracteriza por ser colorido, dando cor diferente segundo as ramificações que apresenta a molécula. Com os amidos a coloração típica é o azul escuro.
Glicose: foi utilizado o Reagente ou Solução de Benedict, reagente químico de cor azulada usado para detectar a presença de açúcar (glicose, galactose, lactose, maltose e manose). Consiste de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino, e pode ser preparado através do carbornato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico. Este reativo reage com a glicose após o aquecimento e modifica a cor da substancia para uma cor alaranjada, indicativo da presença da glicose.
Proteínas: Foi utilizado uma mistura de sulfato de cobre e hidróxido de sódio pois estas substancias coram a ligação peptídica(grupo carboxílico de uma molécula que reage com o grupo amina de outra molécula liberando H2O) das proteínas e modifica para uma cor roxa, indicativo da proteína.
Objetivos
Verificar a presença e a quantidade de carboidratos, glicose e proteínas nas amostras de alguns alimentos, que em contato com os reagentes apresentam coloração especifica indicativo da presença de determinada substância.
Materiais e Métodos
Amido:
Lugol, Tubo de ensaio com água, amostras de cenoura, pão, banana, batata, biscoito, farinha de trigo, fermento, maisena.
Foi adicionado 3 gotas de lugol em cada uma das amostras (Método de Comparação),
Glicose:
Reativo de Benedict, Tubos de ensaio, contendo suco de laranja,