bacterias de guppy
Estes estão pendurados perto da superfície, onde o oxigênio é o mais abundante. A mudança repentina nas condições da água enfatizou-los. Uma boa idéia é isolá-los até que seja claro que eles não tenham desenvolvido uma doença.
Você pode pensar que o sistema ecológico fechado de seu aquário com filtração é livre da doença, isto é uma noção equivocada. Um aquário está em desvantagem de um ambiente natural. A população de peixes num aquário possui uma densidade muito maior do que no habitat natural, os peixes são totalmente dependentes de seus cuidados de saneamento e alimentação.
Bactérias, fungos e parasitas estão presentes, passando pelo intestino, sendo liberados na água pegando uma carona em suas mãos e redes, infectando outros anbientes.
Existem vários tipos de alimentos vivos e congelados que aumentam o risco da introdução da doença, nas quais seus guppies ainda não desenvolveram imunidades. Até mesmo a comida seca, espalhada sobre a superfície da água contém as sementes de doenças futuras.
Se o peixe está doente, já é tarde para o tratamento. O alicerce da saúde é a qualidade boa de água, saneamento básico e alimentos nutritivos. Não há nenhuma bala mágica para a prevenção de doenças.
Alguns aquaristas recorrer a tecnologia de esterilização, como ultravioleta e outros meios, mas, estes não são totalmente seguros. Adição de produtos químicos para prevenir a doença geralmente afeta o ciclo biológico, expondo os peixes à intoxicação por amônia ou nitrato. As vezes o peixe usar seu próprio sistema imunológico para lutar contra a doença, mas o medicamento perturba o ciclo biológico. Se você tem alguma chance de cura, será nos primeiros 3 dias do início dos sintomas.
Detectação precoce é fundamental, examine os peixes quando