Morfologia
Rosirene Olga Fernandes Silva - R.A. 6582335977
Profª: Edson Nunes
Tutor: Rita de Cássia BaymaCurso: Letras - 4° semestre
ATPS: Morfologia
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SETEMBRO 2014
INTRODUÇÃO
Através desta pesquisa, pretende-se relembrar pontos importantes sobre o Estruturalismo, onde se ressalta notoriedade de seu mais ilustre defensor, o suíço Ferdinand de Saussure. Sua famosa obra póstuma Course de Linguistica Geral, fora escrita por seus dois discípulos. O linguista Saussure deixa claro que a língua difere da fala, pois a primeira nos remete a uma forma geral de comunicação homogênea, já a fala, é multifacetada e exprime o aspecto social da linguagem.
Outro ponto importante a ser visto nestas páginas, ainda de Saussure, é sobre a linearidade e a arbitrariedade da língua, além de aprender-se um pouco sobre as dicotomias saussurianas, que permitiram à linguística moderna avançar nas pesquisas com a distinção entre sincronia e diacronia, relações sintagmáticas e paradigmáticas.
E dentro da linguística, há a Morfologia, que é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.
Na parte final do trabalho está anexada uma lista de atividades para treino do aluno sobre as classes de palavras. Um bom exercício para que ele tenha noção de como é um concurso ou preparatório para um deles. 2ESTRUTURALISMO MODERNO
Estruturalismo, método no qual cada um dos elementos pode ser definido pelas relações de mesmo valor ou de oposição que mantém com os demais