morfologia
TURMA LETRAS INGLÊS 2013
DISCIPLINA: MORFOLOGIA
A morfologia é o estudo minucioso dos morfemas que, por sua vez é a unidade mínima significativa de uma palavra. Uma vez que para a morfologia, a análise da estrutura, processos de formação, flexão e classificação das palavras é o seu ponto principal, o vocábulo vem a ser segundo CAMARA Jr a contra parte do vocábulo fonológico ou seja baseando-se no conceito de Bloomfield em que as unidades formais de uma língua são livres e presas. Onde as livres funcionam isoladamente com o sentido completo de uma comunicação, as presas precisam estar ligadas a outras, e as formas dependentes, conceito introduzido por Mattoso Câmara Jr, só funcionam ligadas as livres:
Exemplo 1:
Forma livre Forma livre Forma livre Forma presa
“Alegoria: uma sequência de figura s.”
Forma Forma Dependente Dependente
Sendo assim, o vocábulo formal é a unidade a que se chega quando não é possível a divisão em duas ou mais formas livres ou dependentes. Em termos mais simples o vocábulo formal é uma palavra, que não dá para ser dividida, pois ficara sem sentido completo.
Exemplo 2: alegria Feliz
Na análise da estrutura e da descrição do vocábulo morfológico ou formal os morfemas são classificados de acordo com a sua significação e função.
Exemplo 3: ML MD Em pobr e ci do MD VT MD
ML-morfema lexical
MD-morfema derivacional
VT-vogal temática
Podemos perceber que a comutação, substituição de uma invariante por outra para forma um vocábulo, é um elemento presente na formação das palavras e, conforme o tempo, modo e pessoa encontramos em um vocábulo morfemas lexical, derivacional, vogal temática, desinência de modo e tempo e desinência de número pessoal. Além do