DINÂMICA EM GRUPO E SUGESTÕES DE VARIAÇÕES TRABALHADAS EM SALA DE AULA
Ihara Paula da Silva Rocha Camargo
Rosimere Alves Moreira
A dinâmica em sala de aula consiste em condutas que o educador demonstra ao aluno orientações de aprendizagem desenvolvida através da importância em relação à motivação e autoconhecimento. Além, o professor demonstra autoridade durante a aula quando desenvolve as técnicas em dinâmica, pois visa ao aluno conhecimento de forma disciplinar e educativa.
Conforme SOUZA et.al 2011, algumas proposta fundamentadas em pesquisa por meio da dinâmica em ensino-aprendizagem, inclui propostas de grandes autores como Jean Piaget, Lev S. Vygotsky, Paulo Freire e Edgar Morin, que fornecem o baseamento na construção da interação social do professor-aluno-aprendizagem. Um dos autores como Freire (1987), o diálogo torna-se a essência de uma educação humanizadora e se constitui como um fenômeno essencialmente humano, realizado pelas pessoas por meio da palavra, a partir de duas dimensões: a ação, para a transformação e não alienação e a reflexão, atrelada à conscientização crítica e não alienante. Assim, a palavra não deve ser um privilégio de poucas pessoas, mas direito de todos os homens e mulheres, já que como diz o autor: “Os homens se fazem pela palavra, no trabalho, na ação-reflexão” (FREIRE, 1987, p.78).
Com isso, durante a aplicação da dinâmica em sala de aula constatou-se concentração, atenção, observação de leitura, socialização, bom relacionamento entre si despertando o interesse, resultando na criatividade e habilidade do professor para com as dificuldades de alunos no momento de se relacionar, resultando em interação de colegas em sala e ao mesmo tempo conhecimento do conteúdo.
Contudo, para sugestões de variações durante a dinâmica realizada, foi possível reconhecer a habilidade do professor em sala de aula em ampliar a diversidade social do aluno e técnica para desenvolvimento da interação juntamente com aprendizado resultado em