Morfologia I
O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.
Xilema – Condução de seiva bruta (água e sais minerais)
Constituído por células mortas impregnadas por lignina e reforçadas com celulose.
Composição é basicamente células parenquimáticas,elementos de vasos, elementos traqueais,fibras e traqueides.
Floema – Condução de seiva elaborada ( substâncias orgânicas)
Esse vaso transporta a seiva elaborada para todas as partes da planta. Composição células vivas, anucleadas e alongadas. Lembrando que a substancias orgânicas são feitas pela fotossíntese.
* Diferença entre protoxilema e metaxilema.
Parte do xilema primário que se desenvolve numa planta depois do protoxilema e antes do xilema secundário, quando este se forma.O desenvolvimento do metaxilema inicia-se durante o crescimento primário da planta, mas apenas atinge a maturidade depois de o alongamento das células da zona onde está localizado ter terminado.As paredes do metaxilema são mais lenhificadas que as do protoxilema.
*O que é câmbio vascular e qual sua função.
Meristema secundário constituído por células em divisão ativa situadas entre o floema e o xilema, a cuja atividade se deve a formação de novos vasos condutores. O que se forma a partir de um câmbio vascular é o câmbio interfascicular, que acaba por formar um anel completo.
O câmbio vascular localiza-se nos caules e raízes das gimnospérmicas e da maioria das angiospérmicas dicotiledôneas.
*Quais são as possíveis disposições do floema/xilema no feixe vascular? Quais os nomes que damos aos feixes?
O xilema ocorre normalmente em disposição adaxial e o floema em disposição abaxial. Num caule ou numa raiz isto significa que o xilema está mais próxima do centro destas estruturas enquanto que o floema está mais próximo do exterior.
*Quais as duas principais diferenças entre traqueídes e