Morfologia das estruturas
Neste trabalho iremos explorar a morfologia das estruturas, estudando e exemplificando os elementos estruturais básicos, tentando, assim, associar a teoria aprendida em sala de aula e na pesquisa realizada, com a prática vivenciada em nosso cotidiano.
A morfologia das estruturas é um conjunto de elementos ligados entre si que tem a finalidade de suportar cargas e transferi-las ao solo. Como, por exemplo, prédios de moradias, máquinas etc. Os esforços externos ativos ou cargas que solicitam a estrutura despertam outros esforços internos e externos, devendo os elementos estruturais possuir vinculação tal que fique garantido o equilíbrio interior e o do conjunto. A diante traremos as definições, classificações e alguns tipos de elementos estruturais básicos com imagens vistas em nosso dia a dia.
2. DEFINIÇÃO
Estruturas são sistemas compostos de uma ou mais peças, ligadas entre si e ao meio exterior de modo a formar um conjunto estável, isto é, um conjunto capaz de receber solicitações externas, absorvê-las internamente e transmiti-las até seus apoios, onde estas solicitações externas encontrarão seu sistema estático equilibrante.
3. CLASSIFICAÇÃO
Os componentes de uma estrutura são chamados de elementos, barras ou membros estruturais, que devem ser capazes de receber e transmitir esforços. Eles se classificam como:
• Unidimensionais: Vigas, pilares, barras, travessas, colunas, cabos etc.
• Bidimensionais: Folhas: as lajes e as paredes.
• Tridimensionais: Sólidos, blocos etc.
Quanto aos Elementos Estruturais, eles podem ser classificados como:
• Estruturas reticuladas (compostas de barras): Vigas, pórticos planos e espaciais, treliças planas e espaciais, grelhas, etc. As barras são os elementos em que uma das dimensões é bastante maior que as outras duas, as dimensões da seção são nitidamente menores que a extensão da sua linha central. Barras de forma prismática são retas e de seção constante.
• Estruturas de superfícies