Resumo Morfologia e Estrutura Bacterianas
MORFOLOGIA:
As células bacterianas são caracterizadas morfologicamente pelo seu tamanho, forma e arranjo. As menores bactérias (Chlamydia e Rickettsia) apresentam entre 0,1 a 0,2µm de diâmetro, enquanto as bactérias maiores podem ter vários micrômetros de comprimento. A maioria das espécies, entretanto, tem aproximadamente 1µm de diâmetro, sendo visíveis por meio de microscópico óptico que tem resolução de 0,2µm. Comparativamente, células de animais e de plantas são muito maiores, variando de 7µm a vários centímetros.
As células de animais, plantas e fungos são eucariontes, enquanto que bactérias e algas cianofíceas correspondem a procariontes.
FORMA E ARRANJO:
Aspectos microscópicos, incluindo o tamanho, forma e configuração dos organismos (cocos, bastonetes, curvos ou espirilados), e a capacidade de reter corantes de Gram são as formas iniciais de diferenciação bacteriana.
Formas de cocos (esféricas): grupo mais homogêneo em relação a tamanho sendo células menores. Os cocos tomam denominações diferentes de acordo com o seu arranjo:
- Diplococos: cocos agrupados aos pares.
Ex: Neisseria meningitides (meningococo).
- Tétrades: agrupamentos de quatro cocos.
- Sarcina: agrupamentos de oito cocos em forma cúbica.
Ex: espécie Sarcina.
- Estreptococos: cocos agrupados em cadeias.
Ex: Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae (pneumococo).
Streptococcus mutans.
- Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva.
Ex: Staphylococcus aureus.
- Micrococos: cocos que se separam completamente após a divisão celular.
Forma de bastonetes: são células cilíndricas, em forma de bastonetes que apresentam grande variação na forma e tamanho entre gêneros e espécies. Dentro da mesma espécie os bastonetes são relativamente constantes sob condições normais de crescimento, podendo variar em tamanho e espessura. Quanto ao arranjo podem variar em :
Diplobacilo: bastonetes