Morfogênese e diferenciação celular
Angiosperma são tipos de plantas vasculares.
Angiospermas Ocupam praticamente todos os ecossistemas do planeta, devido a sua grande capacidade de adaptação e mecanismos eficientes de dispersão, através de suas sementes e frutos.
Na maioria da plantas vasculares, o desenvolvimento origina um organismo constituído por três partes básicas : raiz , caule e folhas.
A raiz cresce sob o solo , suas principais funções são fixação da planta e a absorção de agua e sais minerais.
As folhas realizam a fotossíntese.
O caule sustenta as folhas, conduzindo até elas agua e sais absorvidos pelas raízes.
• Morfogênese e diferenciação celular
A organização básica de um corpo de uma planta se estabelece ainda na semente. após a fecundação, o zigoto passa a se dividir por mitoses sucessivas e cresce. Nessa fase, as células embrionárias têm forma poliédrica, parede celular fina e flexível, citoplasma denso com pequenos vacúolos e núcleo volumoso. Essas células são chamadas de células meristemáticas e constitui o meristema, tipo de tecido presente nas partes da planta em que ocorre crescimento por multiplicação celular.
As primeiras divisões celulares do desenvolvimento embrionário transformam o zigoto em um conjunto de células. Na extremidade voltada para a micrópila do óvulo, as células embrionárias passam a se dividir transversalmente, originando um cordão celular denominado suspensor, com uma grande célula na base. Na extremidade oposta organiza-se um bloco celular a partir do qual se formará a planta. Nesse bloco diferenciam-se os cotilédones e os meristemas apicais, que ficarão localizados nas extremidades da raiz e do caule, promovendo o