Divisão de Trabalho Entre as Células Diferenciação
A distribuição de funções é consequência da diferenciação celular, que consiste basicamente no processo de especialização das células, as quais passam a exercer, com grande eficiência, funções especificas. Cada célula especializada exerce com eficiência uma função especifica.
Em outras palavras, similarmente ao profissional especializado que utiliza instrumentos pertinentes ao seu ofício, além dos genes necessários para o metabolismo básico, a célula diferenciada expressa seletivamente os genes que lhe são necessários para exercer o papel.
Diferenciação é o grau de especialização: potencialidade é a capacidade de originar outros tipos celulares
A diferenciação será mais bem compreendida considerando-se que cada célula é dotada de duas características: a diferenciação e a potencialidade. Diferenciação é o grau de especialização da célula, enquanto a potencialidade é a capacidade que a célula tem de originar outros tipos celulares.
É possível então definir diferenciação celular como um conjunto de processos que transformam uma célula especializada.
O caminho que conduz uma célula, desde o estado embrionário até a especialização, consiste em uma sequência de expressões e repressões gênicas controladas.
A biologia do desenvolvimento pesquisa a diferenciação na embriogenese
Por motivos práticos, uns dos modelos experimentais mais populares no estudo da biologia do desenvolvimento são os anfíbios.
Os anfíbios são vertebrados que, na sua maioria. Têm fertilização e desenvolvimento embrionário externo. Este desenvolvimento externo também facilita manipulações experimentais cujos resultados auxiliam a nossa compreensão dos eventos regulatórios da diferenciação celular durante a embriogênese.
Nos animais, a diferenciação celular começa na fase embrionáriade gástrula
O primeiro instante em que podemos observar o compromisso das células embrionárias com um programa de diferenciação é