Morena
Quando trabalhamos com a construção de um programa, deve-se seguir uma ordem pré determinada. A construção de um programa segue a seguinte ordem:
1- Nome do programa.
2- Inclusão das bibliotecas utilizadas.
3- Declaração das variáveis globais.
4- Criação dos procedimentos e funções.
5- Indicador do início do programa “ Begin”.
6- Código principal.
7- Indicador de fim do programa “End”.
Existem certas regras que devem ser seguidas ao se criara um algoritmo essas regras vão desde a síntese dos comandos até a ordenação dos mesmos.
O andamento de um programa depende do tipo de linguagem utilizada para fazer o programa…
Contudo, mais ou menos todas as linguagens de programação se baseiam no mesmo princípio:
O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (por conseguinte, de cima para baixo) até encontrar uma instrução (chamada às vezes instrução de ligação) que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chega ao fim do programa e este parar.
Como já foi referido e é lógico, as linguagens de programação têm coisas em comum. Uma delas são as estruturas de controlo. Estruturas de Controlo são definidas como sendo a base da lógica da programação e podem ser de dois níveis: directo ou indirecto (complexo).
Estruturas básicas
Qualquer programa tem que fazer alguma coisa (nem que seja enviar um sinal bip) senão não é um programa, ou seja, ele tem que apresentar conteúdo. Assim, como apresenta conteúdo, vai "alterar" estados dentro do computador, sendo que, o estado de uma das peças que vai inevitavelmente se alterar é a memória interna. É inevitável um programa não se "alojar" na memória do computador, assim, o programa precisa de um espaço físico na memória e para isso terá que o requisitar. É