morena
Qual a alternativa encontrada/adotada para normatizar, sem choques, as relações trabalhistas e sindicais?
Se tratando de relação trabalhista, a empresa possui contratos por prazo determinados, terceirização de serviço por parte da segurança e de serviços gerais, estagiários e menor aprendiz. A jornada de trabalho dos funcionários são de 44 horas semanais, sendo que estagiários trabalham 20 horas semanais. O ponto eletrônico é a forma de ter o controle de frequência, funciona de modo programado para emitir um comprovante a cada vez que o empregado bater o ponto, além de o relógio não poder ser bloqueado nem ter os dados editados.
Eventualmente a empresa realiza horas suplementares, onde é necessária a aprovação do gestor, onde é verificada a precisão de certos serviços extras. Quando os funcionários realizam essas horas suplementares, eles são remunerados através de folgas. Ao fim de cada mês quando é preciso faturar os veículos vendidos para alcançar as metas os funcionários realiza um acordo formal, prorrogando o horário de trabalho. Os funcionários que precisão compensar horas, junto com a aprovação do seu gestor, pode pagar as horas após o expediente.
A Morena veículos não utiliza programação anual de férias, por se tratar de um estabelecimento comercial, a empresa não pode ficar sem funcionar.
3.1.7 É permitida a concessão de férias em dois períodos? Em que situação?
Não
3.1.8 Existe alguma prática para controle de