MORALIDADE
FACULDADE DE PSICOLOGIA
TEORIAS SÓCIO-COGNITIVAS
MARIA DA GRAÇA MAIA
MORALIDADE
PROF.ª: PAULA GRAZZIOTIN SILVEIRA RAVA
MORALIDADE
MORAL
Moral seria o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.
ÉTICA
Ética diz respeito aos costumes, os hábitos dos homens. É uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sócias) que lida com a compreensão das noções e dos princípios de que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual, ou seja, consideradas tanto em âmbito coletivo como individual.
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE MORAL E ÉTICA
Os termos possuem etimologias distintas. A palavra ética vem do grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já palavra “moral” tem origem no termo latino” Morales” que significa “relativo a costumes”.
Moral é um conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentam explicar as regras morais de uma forma racional. É uma reflexão sobre a moral.
No sentido prático a finalidade da moral e da ética são semelhantes. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
.
SENTIMENTOS IMPORTANTES PARA A MORALIDADE
Segundo professor Yves o sentimento de desconfiança e o medo são “feridas” para o desenvolvimento da moralidade. Quando a criança diz:” Todo mundo faz, porque eu não posso fazer”, ela o está na realidade querendo nos dizer que ninguém é confiável.
A criança adquire confiança na interação com seus cuidadores, elaborada e processada entre