Fichamento Tematico
MARTINO, Luiz C. Teorias da Comunicação: Conceitos, escolas e tendências. Vozes, 2010.
“através da comunicação, e com a finalidade de transmitir e submetê-la a outros, que se apresenta aqui, a tarefa de definir comunicação”.
“a resposta que espontaneamente nos vem é a situação de diálogo, onde duas pessoas (emissor e receptor) trocam idéias, informações ou mensagens . É isto que podemos entender como comunicação”. (p.12)
1. Etimologia do Termo
“O termo comunicação vem do latim comunicatio, do qual distinguimos três elementos: uma raiz munis, que significa “estar encarregado de”, que acrescido do prefixo co, o qual expressa simultaneidade, reunião, temos a idéia de uma
“atividade realizada conjuntamente”, completada pela terminação tio, que por sua vez reforça a idéia de atividade, foi este o seu primeiro significado no vocabulário religioso aonde o termo aparece pela primeira vez”. (p. 13)
“em sua acepção mais fundamental, o termo “comunicação” refere-se ao processo de compartilhar um mesmo objeto de consciência, ele exprime a relação entre consciências”. (p.14-15)
2. O que dizem os dicionários?
“Os dicionários justamente confirmam e contribuem para esta dispersão do sentido, podem ser encontradas as seguintes significações”.
“Fato de comunicar, de estabelecer uma relação com alguém, com alguma coisa, ou entre coisas”;
“Transmissão de signos através de um código (natural ou convencional)”;
“Processo de troca de pensamentos, sentimentos, idéias ou informações através de fala, gestos, imagens, seja de forma direta ou através de meios técnicos”;
“Ação de utilizar meios tecnológicos (comunicação telefônica)”;
“A mensagem, informação, (apresentar uma comunicação em um congresso)”;
“Comunicação de espaços (passagem de um lugar para o outro), circulação, transporte de coisas: “vias de comunicação – artérias, estradas, vias fluviais””;
“Disciplina, saber, ciência, ou grupo