Moral
Quando passamos por privações e preocupações, a vida deixa de fazer sentido. Neste caso, a vida deixou de ter sentido para este jovem quando ele passou por estas dificuldades, que foram consequência dos seus atos (gastar tudo o que o pai lhe deu).
2- Morte é conquistar plena liberdade de todos os inimigos internos e externos. E é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo de graça e de misericórdia que Deus lhe oferece para realizar sua vida terrestre segundo o projeto de Deus. Quando tiver terminado o único curso de nossa vida terrestre, não voltaremos mais a outras vidas terrestres. "Os homens devem morrer uma só vez". A visão cristã da morte é expressa de forma privilegiada na liturgia da Igreja:
“Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível”.
3- A ressurreição e a fase final e principal da encarnação. Ao acreditarmos na ressurreição nos estamos a consentir que a morte não o fim de tudo, mas sim uma passagem para uma nova vida. Neste texto percebemos que Cristo voltará e ressuscitará o nosso corpo.
4- A ressurreição é o acontecimento fundamental da vida de Jesus, tal como a sua morte. A reencarnação é uma crença que tem origem no hinduísmo. Esta crença fundamenta-se na convicção de que os bons são premiados e os maus são castigados. Os hindus creem que as pessoas voltam a nascer, enquanto não alcançarem a perfeição. Acreditam que as pessoas renascem mais perto ou mais longe da perfeição, dependendo se são premiadas ou castigadas pelo seu comportamento anterior. A reencarnação e a ressurreição são dois caminhos distintos que pretendem responder à mesma questão: a vida depois da morte. “A reencarnação é