Linux prcessos
O “top” também nos permite a manipulação dos processos por meio de comandos interativos. Veja abaixo alguns dos comandos interativos mais importantes do “top”. * “m” - Ativa/Desativa a exibição de informações da memória. * “M” - Ordena os processos pelo uso da memória residente. * “N” - Ordena os processos pelos seus PIDs. * “P” - Ordena os processos pelo uso da CPU (este é o padrão).
Para finalizarmos um processo usamos o comando “kill”, para podermos usar esse comando devemos especificar o PID do processo que queremos finalizar, aqui foi finalizado o processo com o PID 2066 então foi usado o comando “kill –STOP 2066” digitando esse comando o processo com esse PID foi finalizado ou seja ele foi interrompido temporariamente a sua execução, para podermos voltar esse processo ser executado novamente devemos digitar o comando “kill –CONT 2066” depois de digitar esse comando o processo com esse PID ele voltara a ser executado novamente.
Também podemos digitar um comando para podermos finalizar esse processo através do seu nome então usaremos o comando “killall –STOP e o nome do processo”
Quando um processo é criado, isso não significa que ele será executado imediatamente, pois alguns processos podem ser temporariamente paralisados para que o processador possa executar um processo com