Moral
Moral é um conjunto de regras de conduta assumidas pelos indivíduos de um grupo social com o objetivo de organizar as relações entre os membros desse grupo segundo os valores do que é bom, aceitável, e o que é mau e que não deve ser aceito. As regras morais podem ser negativas porque às vezes essas regras são criadas para beneficiar um grupo fechado segundo os seus interesses, ou seja, essas regras para a maioria são ruins. Outro fator é que o indivíduo acaba entrando em grupos em que ele acha algo igual em si mesmo que aquele grupo crê, segue ou acredita, e ele acaba se isolando do demais que vivem na mesma sociedade.
2. O que é o sujeito moral e como nos tornamos sujeitos morais?
É o sujeito que internaliza os valores morais do grupo a que pertence a partir da convivência com os seus iguais. Nos tornamos sujeitos morais a partir do momento em que somos “solidários”, isto é, aquele que reconhece no outro um seu igual e que, portanto, se reconhece a si mesmo no outro.
3. Como se formam os valores individuais?
É no contexto cultural de uma determinada sociedade (valores morais) que nós vamos selecionando nossos valores, a partir de exemplos pessoais de destaque na comunidade, na família, a partir de experiências pessoais, desenvolvimento cognitivo e amadurecimento cerebral. Os valores vão se fixando independentemente se o referencial é positivo ou negativo. Os valores individuais não são escolhidos, eles se fixam a partir de nossa interação na comunidade e não depende de uma vontade consciente do indivíduo.
4. Explique como deve ser a relação entre os valores individuais e os valores sociais.
5. O que é compromisso moral e porque ele é importante?
É o processo pelo qual nos relacionamos com pessoas que têm valores que não coincidem com os nossos. O compromisso moral é o modo como lidamos com os valores dos outros. “Eu aceito que questionem meus valores para