moral
Ultimamente ela tem se intensificado muito e começaram a surgir discussões acerca do assunto. No nosso país ainda são muito recentes as discussões sobre ele. Pra se ter uma idéia, no país a legislação sobre o assunto corre em âmbito municipal e estadual, não havendo ainda uma lei federal sobre. Existem muitos projetos de lei, porém ainda nada em vigor no âmbito federal.
O assédio moral consiste numa violência que ataca o trabalhador de forma que o humilha durante a jornada de trabalho denegrindo sua imagem e o fazendo se sentir inferior até chegar a ponto de ele desistir e não querer mais trabalhar na empresa. As formas mais comuns são as de chefes denegrindo seus subordinados, que é conhecida como vertical descendente. Mas também existe a horizontal que é entre funcionários da mesma função, e a vertical ascendente é a do funcionário contra o chefe, quando quer acabar com a carreira dele e ficar em seu lugar.
As discussões sobre o assédio moral ganharam dimensão mundial e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) tem feito diversos levantamentos para apurar o assunto. No âmbito internacional podem ser encontradas muitas leis acerca do tema.
Pesquisas realizadas em países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Polônia apontam para distúrbios da saúde mental relacionado com as condições de trabalho. Para as próximas duas décadas as perspectivas são sombrias segundo a OIT e Organização Mundial da Saúde, sendo estas as décadas do mal estar na globalização, onde predominará depressões, angustias e outros danos psíquicos, 8relacionados com as novas políticas de gestão na organização de trabalho e questão vinculadas as políticas neoliberais.
O princípio da dignidade