moral etica e liberdade
Moral são normas, prescrições e valores. São os limites estabelecidos pelo homem para a sociedade, ou seja, na convivência em sociedade. É o que faz com que nossas ações tenham por parâmetro a referência o respeito à liberdade do outro e a responsabilidade e consciência de que isso significa, também, não fazer ao outro o que não gostaríamos que fizessem a nós mesmos.
A integridade moral de uma pessoa se da pelo fato de quanto ela defende o exército pleno da sua liberdade e da liberdade do outro, baseando-se no respeito ao próximo e ao meio em que vive. É uma ação moral o cuidado com o meio ambiente, bens públicos, cuidado com nossas ações e luta pelos direitos das pessoas como leis, regras e regulamentos.
“Em nome da amizade, deve-se guardar silêncio diante do ato de um traidor? Em situações como esta, os indivíduos se deparam com a necessidade de organizar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Tais normas são aceitas como obrigatórias, e desta forma, as pessoas compreendem que têm o dever de agir desta ou daquela maneira. Porém o comportamento é o resultado de normas já estabelecidas, não sendo, então, uma decisão natural, pois todo comportamento sofrerá um julgamento. E a diferença prática entre Moral e Ética é que esta é o juiz das morais, assim Ética é uma espécie de legislação do comportamento Moral das pessoas.” (Citação) A idéia de Moral implica a recorrência às noções de bem e mal; de dever, de obrigação, de responsabilidade etc., isto é, a todo este conjunto de noções (noções de bem e de mal, de dever, de responsabilidade, de mérito, de sanção, de direito, de justiça), de juízos de valor (é necessário praticar o bem e evitar o mal, dar a cada um o que lhe é devido, etc.), de sentimentos (satisfação do dever cumprido, pesar e remorso pelo dever violado, obrigação de reparar etc.), que formam o conteúdo da consciência moral, e constituem o fato moral.
Moral e Ética