Moradores de Rua
O Centro POP representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para pessoas em situação de rua, deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando a organização, a mobilização e a participação social.
Os Brasileiros em situação de rua nos centros POP encontram apoio psicológico, educação, podem tomar banhos todos os dias com direito ao kit higiene (toalha de banho, escova de dente, creme dental, barbeador, sabonete e desodorante) e o um vale lanche (fruta, suco, alimentos com carboidratos e proteínas).
O Centro POP atende em torno de 80 famílias ou indivíduos estão localizados em bairros de fácil acesso a população e além de psicólogos, alimentação, educação e higiene pessoal, contam com uma equipe multidisciplinar, tem sala de atendimento individualizado, familiar ou em pequenos grupos, salas para atividades coletivas, cozinha, refeitório, lavanderia, banheiros masculinos e femininos e adaptados para pessoas com deficiência.
No país, são 89 unidades em pleno funcionamento e outras 64 em fase de implantação, somando 153 unidades em 117 municípios. A meta é chegar a 250 até 2014.
Depoimento de um morador de rua, M.S, 33 anos, morador de Brasília, frequenta o Centro POP da capital, inaugurado há três meses. Ele chega às 9h, passa pela recepção, recebe um kit banho e um vale lanche, depois passa por acompanhamento individual e escolhe quais atividades deseja fazer durante o dia. “Tomar banho todo dia é bom demais”. Eu ficava uma semana sem tomar banho. Passava e as pessoas sentiam medo. “Agora, as pessoas dizem que mudei muito e querem me ajudar.”
Resgatar a autoestima dessa população, com a retomada dos seus projetos de vida e sonhos, é uma das propostas do Centro POP, que encaminha as pessoas aos programas do