Monumento Pracinhas
O monumento dos pracinhas começou a ser construído no ano de 1955 e foi inaugurado no dia 5 de agosto de 1960. Esse monumento foi idealizado pelo marechal João batista Mascarenhas de Moraes que ao retornar la da segunda guerra mundial la nos campos da Itália, ele resolveu com os seus generais trazer os militares que haviam morrido la na guerra. Na cidade de epistoia onde era o cemitério que ficavam os militares.
E o local que a gente se encontra agora no caso e a plataforma do monumento onde a gente pode ta vendo o pórtico monumental de 31 metros de altura, a escultura metálica que homenageia a força aérea a FAB e o grupo escultórico que representa ai 3 militares da forças armadas que no caso e a marinha o exercito e aeronáutica com 5 metros de altura e feito de granito. E antes deles contruirem o monumento aqui no aterro, Inicialmente a ideia era construir o monumento la na presidente vargas mais não deu certo o projeto, depois foram pensar em colocar na ponta do calabouso como eles chamavm antes onde fica o atual aeroporto santos dumont, pensaram tb em colocar na praça paris mais depois ele meio que chegaram na conclusçao de que o melhor lugar seria msm aqui no aterro do flamngo.
E pra construção do memorial foi estabelecido um concurso nacional de projetos arquitetônicos onde ganhou os arquitetos Marcos Konder Netto e Hélio Ribas Marino.
No patar vc vai encontrar a sala de exposições de algumas materiais usados pelo militares la no campo durante a guerra, o jardim interior o lago 70 metros de comprimento escalonados em forma de degrais, e os painéis de cerâmica onde vc ver pinturas que homenageiam a marinha mercante e de guerra. E no subsolo onde vc encontra a razão de ser do monumento onde então