montessori
1 – Princípios básicos do método de Montessori
Liberdade: Enquanto médica, Montessori priorizou a concepção biológica do desenvolvimento, dando maior enfoque a este do que a integração social. Para a autora, o desenvolvimento não depende de precoce orientação, mas esta embasado na capacidade de auto-desenvolvimento, que necessitaria, para ela, apenas para um ambiente adequado estimular a movimentação livre da criança pela sala. Nesse sentido, o ambiente escolar deve estar organizado para manter a criança em liberdade e os materiais têm a particularidade de serem auto-corretores, permitindo que a criança eduque a si mesma. Conforme Montessori (1965, p. 57) “quando falamos da ‘liberdade’ da criança pequena, não nos referimos aos atos externos desordenados que as crianças abandonadas a si mesmas, realizariam como evasão de uma atividade qualquer, mas damos a esta palavra ‘liberdade’ um sentido profundo: trata-se de ‘libertar’ a criança de obstáculos que impedem o desenvolvimento normal de sua vida”.
Atividade: Por atividade, Montessori entende não apenas a atividade física, mas também a atividade mental e reflexiva. A base deste princípio é a educação ativa, na qual a criança aprende pela experiência e pela repetição sistemática. Desde muito cedo as crianças fazem exercícios, através dos quais aprendem a dominar a si mesmas, coordenando movimentos e controlando ações.
Individualidade: A educação deve respeitar as diferenças individuais permitindo o desenvolvimento o desenvolvimento da personalidade e do caráter individual. Para isso, ela deve viver em um ambiente ordeiro que proporcione respeito ao espaço do outro.
2- A organização do ambiente:
Montessori preocupou-se em propiciar às acrianças mobílias e materiais pedagógicos que garantissem domínio, autonomia e correspondessem a sua necessidade de agir inteligentemente. Em suas palavras:
“Mandei construir mesinhas de formas variadas que não