Monteiro Lobato
José Bento Renato Monteiro
Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX.
Os Primeiros Anos
• Em 18 de abril de 1882 nasce José Bento Renato Monteiro Lobato, na cidade de
Taubaté, SP.
• Criado em um sítio, Monteiro Lobato foi alfabetizado pela mãe Olímpia Augusta
Lobato e depois por um professor particular. Aos sete anos, entrou em um colégio.
Nessa idade descobrira os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé, dono de uma biblioteca imensa no interior da casa. Leu tudo o que havia para crianças em língua portuguesa.
• Nos primeiros anos de estudante já escrevia pequenos contos para os jornaizinhos das escolas que frequentou. Colégio Paulista, fez as suas primeiras incursões literárias como colaborador dos jornaizinhos "Pátria", "H2S" e "O Guarany", sob o pseudônimo de Josben e Nhô Dito. Passou a colecionar avidamente textos e recortes que o interessavam, e lia bastante. Em dezembro prestou novamente os exames para o curso preparatório e foi aprovado. Escreveu minuciosas cartas à família, descrevendo a cidade de São Paulo. Colaborou com "O Patriota" e "A Pátria".
Então, se mudou de vez para São Paulo, e tornou-se estudante interno do Instituto
Ciências e Letras.
Vida Facultativa
• Seu sonho era a Escola de Belas-Artes, mas, por imposição do avô, que o tinha como um sucessor na administração de seus negócios, acabou ingressando na Faculdade do Largo de São Francisco para cursar Direito.
Mesmo assim seguiu colaborando em diversas publicações estudantis e fundou, com os colegas de sua turma, a "Arcádia Acadêmica", em cuja sessão inaugural fez um discurso intitulado: Ontem e Hoje. Lobato, a essas alturas, já era elogiado por todos como um comentarista original e dono de um senso fino e sutil, de um "espírito à francesa" e de um "humor inglês" imbatível, que carregou pela vida afora. Dois anos depois, foi eleito presidente da Arcádia Acadêmica, e colaborou com o jornal "Onze de
Agosto", onde escreveu artigos