monte mor
A cidade escolhida para o desenvolvimento do projeto foi a de Monte Mor, localizado no interior do Estado de São Paulo, distando aproximadamente 122 km da capital. A cidade é cortada pelo rio Capivari, sendo assim, procurar-se-á informações relativas ao mesmo, como por exemplo, os potenciais usos de água, como se dá a relação ocupação de terra e uso na região e, por fim, haverá um quadro explicativo, mostrando dados qualitativos e quantitativos do manancial.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), CENSO2010, a população era de 48949 habitantes no ano de 2010, ano que o Plano das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí foi lançado, sendo a principal referência bibliografia a ser consultada.
De acordo com o relatório, os municípios foram agrupados em sete áreas de contribuição, sendo assim, a área em estudo é a da Bacia do Capivari (CPIV). Ela apresenta um desnível topográfico pequeno, não ultrapassando 250m. Apresenta aproximadamente 1620,92 km2 de área equivalendo a aproximadamente 10,6% da bacia do PCJ.
Com o crescimento da cidade de Campinas, e também por conta do desenvolvimento das rodovias, como Bandeirantes (SP-348) e Anhanguera (SP-330), muitos núcleos populacionais foram crescendo ao redor das estradas, como no caso de Monte Mor.
O estudo do uso e ocupação do solo, de acordo com o relatório, foi realizado através de imagens de satélite datadas do ano de 2003. Pode-se notar na região de Monte Mor, grande produção de cana-de-açúcar, tomate, batata, feijão, milho.
Um grande problema em relação a ocupação do solo é a demanda por loteamentos habitacionais. À medida que o município atinge um elevado nível de urbanização e com o aumento do custo de vida, áreas periféricas são ocupadas, e essas áreas geralmente se encontram perto de mananciais. Assim, leis orgânicas e planos diretores existem para fiscalizar e indicar os locais adequados para uso e ocupação do solo. Um dado alarmante é que há