As teorias urbanas e o planejamento urbano no brasil (27 pags.) Artigo MONTE-MÓR, Roberto Luís.
Disciplina: Planejamento Urbano e Regional
Docente : Gilsélia Moreira
Aluna: Vanille dos Santos Pereira
Fichamento
As teorias urbanas e o planejamento urbano no brasil (27 pags.) Artigo
MONTE-MÓR, Roberto Luís.
O trabalho do autor fala sobre a importancia do planejamento urbano nas cidades do Brasil, pois são nas cidades que se constroem as forças sócio-culturais, econômicas e políticas que produzem e fazem o espaço urbano-regional.
A rede urbana que articula a economia, a sociedade e o espaço-tempo globalizado organiza também territórios de amplitudes várias, do micro-regional ao continental.
O urbanismo cientifico se iniciou nas grandes metropoles europeias e em sua colonias no final do seculo XIX, e a transformação da sociedade burguesa capitalista trouxe a classe trabalhadora, provocando enorme crescimento das cidades e crise da metrópole industrial.
O autor cita uns dos principais autores que contribuiram para a relevancia do planejamento urbano no mundo e no Brasil
Cerdà autor citado no texto Monte-mór, consolidou os princípios técnicos da engenharia urbana que ajudou por décadas os melhoramentos nas grandes cidades do mundo no início do século XX com sua Teoria Geral da Urbanização.
Barão Georges-Eugène Haussmann caso mais emblemático, influenciou todo o mundo ocidental ,pois projetou e implantou o que é considerado o primeiro plano regulador para uma metrópole moderna. Este plano expressou a forte intervenção do Estado sobre a parte central de uma metrópole industrial.
No Brasil o plano Haussmann foi imposto pelo o plano de Aarão Reis, alem de contar com Saturnino de Brito, Pereira Passos e Prestes Maia , estes influenciados por arquitetos urbanistas europeus engajados nos melhoramentos e reformas urbanas.
As influencias que se seguem no brasil e no mundo são diversas, são estas: As correntes urbanisticas "progressista", 'culturalista, "naturalista" ou o "organicismo". Sendo que a que prevalece