mecanica dos solos
Engenharia Civil......... 7º semestre
Relatório I aula pratica de mecânica dos solos e geologia
DETERMINAÇAO DE UMIDADE EM AMOSTRAS
Prof. Vinicius
Nome: Maikon Daneluci Crespo
Matricula: A7266H-2
Araçatuba
2014
1.Introdução
Nesta aula foi apresentado dois métodos de analise de umidade em amostras. O primeiro método a ser estudado foi a obtenção da umidade pelo método do tipo Speedy que é um método fácil e rápido de obter aproximadamente a umidade do material em estudo. Esse método é utilizado em nível de campo, por ser um método preciso mais aproximado da umidade do material, e por ser rápido, tanto para a execução quanto pelo resultado.
O segundo método apresentado foi o método da estufa que é um método utilizado para a determinação da umidade em laboratórios.
As analises de umidade é muito importante na construção civil, pois é através dela que identificamos a quantidade exata de agua presente em determinado solo para a obtenção da compactação desse solo, é utilizada também para obter o teor de umidade nos agregados utilizados na preparação de argamassas e concretos, para obter assim uma melhor resistência do material, dentre outras finalidades. Todo esse processo de determinação de umidade é necessário, pois, devemos considerar que é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas.
1º Experimento........ Aparelho de Umidade, Pressão Tipo Speedy
2.1 Materiais e Métodos
Para a realização do experimento precisamos de:
Balança de precisão, garrafa com manômetro, carbureto de cálcio, espátula e pincel.
Para determinar a umidade das amostras utilizando o método do tipo speedy deve-se, colocar na garrafa do aparelho uma amostra de 20,10 ou 5 gramas do material, junto de duas esferas de aço e duas ampolas de carbureto de cálcio (para pressões acima de 1,5Kg/cm²) para pressões inferiores utilizar apenas uma ampola.
Em seguida, fechar a garrafa e agitar com movimentos rápidos a