Montagem do grupo de gest o
Os pátios e as vias de circulação ao redor das áreas de recebimento, pré-preparo, preparo, armazenamento e expedição de alimentos devem ser revestidos com piso resistente ao trânsito sobre rodas, lavável e sem acúmulo de líquidos e resíduos. A vegetação deve ser mantida aparada. (SMS, 2011).
Observação:
Livre de insalubridades, sem foco de roedores lixos diretamente descartados em áreas específicas (caçamba). Livre de objetos em desuso, livre de poeira, sem água estagnada.
Entrada para área interna pavimentada, com rampa para livre acesso dos carros de transporte das mercadorias.
2.3. Acesso
Observação:
Indireto, pois a área de recebimento é no subsolo, e as demais dependências da UAN fica no térreo.
2.4. Área interna As instalações devem ser organizadas de forma a facilitar a execução dos procedimentos operacionais, apresentar fluxos ordenados, contínuos, sem cruzamento de etapas e linhas do processo de produção, compreendendo desde o recebimento da matéria-prima até a expedição do produto acabado ou a distribuição para o consumo. A separação adequada das diferentes atividades deve estar garantida por meios físicos ou por outros meios eficazes de forma a evitar a contaminação cruzada. (SMS,2011).
Observação:
Algumas áreas da UAN com alguns objetos em desuso, como por exemplo: rodos, baldes, vassouras.
2.4.5. Piso Os pisos devem ser revestidos com material liso, antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e resistente ao uso e aos produtos de limpeza e desinfecção.
Devem ter inclinação suficiente em direção aos ralos para não permitir que a água fique estagnada. Não é permitida a utilização de papelão, tapetes, carpetes ou outros materiais não sanitários para forração de pisos.(SMS,2011).
Observação:
O piso era do tipo garíl, porém liso com 1cm de rejunte entre um piso e outro, com declives e sem apresentação de acúmulo de água, de fácil higienização. Havia vários ralos sifonados com grelhas e peneiras removíveis para