Nota Fiscal Eletr nica
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARA DA SERRA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 4ºSEMESTRE
Nota Fiscal Eletrônica
Tangará da Serra
2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARA DA SERRA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 4º SEMESTRE
Elen Daniele Urizar Freitas
Nota Fiscal Eletrônica
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Laboratório Contábil, do curso de Ciências Contábeis, turno Noturno, da Universidade do Estado de Mato Grosso ministrado pelo professor Núbbia Mendonça Oliveira.
Tangará da Serra
2014
Sumário
1. Origem da Nota Fiscal Eletrônica 5
1.1. Objetivos 5
1.2. Benefícios 6
1.3. Obrigatoriedade: 7
2. DANFE – Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica 8
3. Conclusão 9
4. Bibliografia 10
5. Anexos...............................................................................................................................11
Introdução
Conforme observado por Oliveira (2000, p. 11), Nos últimos 30 anos, aconteceram mudanças significativas na legislação tributária brasileira e nos procedimentos contábeis. O processo manual de escrituração contábil foi substituído pelo mecânico e, logo em seguida, pelo eletrônico. As melhorias na forma de fazer a contabilidade de uma empresa, utilizando-se a tecnologia da computação, trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área.
A nota fiscal eletrônica é a modalidade de emissão de notas fiscais, onde há uma interação entre o governo estadual e o contribuinte do imposto através da internet.
Sendo assim o contribuinte do imposto, informa ao estado todos os dados de uma nota fiscal; o estado analisa esta nota e aprova ou não sua emissão. Funciona eletronicamente. Há vários benefícios ao se aderir a emissão eletrônica das Notas Fiscais, desde a praticidade de confecção da mesma até a