MONTAGEM DE EXSICATA
Fernando Kurovski Gonçalves
MONTAGEM DE EXSICATA
ROLIM DE MOURA
NOVEMBRO/ 2013
MONTAGEM DE EXSICATA
É uma amostra de planta seca e prensada numa estufa (herborizada), fixada em uma cartolina ou papel de tamanho padrão acompanhadas de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta para fins de estudo botânico. Tendo importância para a pesquisa na taxonomia e florística, como para outras ciências como a ecologia. Toda a pesquisa botânica tem somente validade com material comprobatório depositado em um herbário, pois sendo assim possível comprovar a verdadeira identidade da planta em estudo. As plantas devem ser coletadas em estado fértil, com flores e / ou frutos, que são os elementos indipensáveis para a identificação científica. O nome científico de uma planta é a primeira etapa para o acesso correto de todas as informações sobre botânica. A coleção de plantas depositadas em herbários serve como base para todas as pesquisas taxonomia e estudos em areas correlatas como fitogeografia, fitoquímica, farmacologia, genética, ecologia, entre outras. O sistema de manejo de coleções de herbário inclui os seguintes processos:
Herborização das coelções: prensagem, triagem, secagem e montagem das exsicatas.
Incorporação ao acervo: numeração, registro e arquivamento.
Para isso, as coleções precisam ser obtidas através de expedições à campo ou por meio de intercâmbio entre herbários.
Herborização das coleções:
Prensagem: este processo inclui a prensagem do material verde ou fixado em alcool, a secagem em estufa e a triagem do material para a montagem e para distribuição a outros herbários e especialistas.
Secagem e Triagem: a secagem tem que ser em temperatura constante, em estufa de madeira aquecida â gás, ou aproximadamente 24h a 60°C. O material mais espesso e frutos carnosos devem passar mais tempo até a completa desidratação. Alternativamente pode-se usar estufas com