Aula Pratica de Exsicatas
Montagem de Exsicata
I - Introdução:
Um herbário é uma coleção de plantas composta por amostras secas de ramos com folhas, flores e/ou frutos, fixadas num pedaço de cartolina. Esta amostra é chamada exsicata, a qual é acompanhada de uma etiqueta com dados sobre o nome científico e descrição da planta – a identificação - local e ambiente de coleta; coletor e data de coleta. A exsicata é a unidade básica de coleção de um herbário, pois constitui material testemunho referencial para futuros estudos. Ela é registrada e numerada antes de ser incorporada ao acervo.
O sistema de manejo de coleções de herbário inclui os processos de:
a) Herborização das coleções - prensagem, triagem, secagem e montagem das exsicatas - colagem dos ramos e etiqueta em folha de cartolina e,
b) Incorporação ao acervo - numeração, registro e arquivamento.
II - Manejo e Rotina de Herbário
O manejo do herbário inclui as etapas já descritas de herborização das coleções, montagem das exsicatas e incorporação.
2.1. Herborização das coleções
- Prensagem
Este processo inclui a prensagem do material verde ou fixado em álcool, a secagem em estufa e a triagem do material para montagem e para distribuição a outros herbários e especialistas.
A prensagem exige cuidados especiais porque desta etapa depende a qualidade da futura exsicata, tanto em termos de uniformidade de secagem como a perfeita exposição das folhas, frutos e/ou flores.
- Secagem e Triagem
A secagem tem que ser em temperatura constante, em estufa de madeira aquecida à gás, ou aproximadamente 24h a 60oC. O material mais espesso e frutos carnosos devem passar mais tempo até a completa desidratação. Alternativamente pode-se usar estufas com lâmpadas de 100w.
III - Montagem das Exsicatas
- Material
Material vegetal desidratado
Folha de papel cartolina
Cola (não é o ideal! O ideal seria prender com linha e agulha ou fita adesiva.)
Etiqueta adesiva
- Método
Após a