herbario
A visita aconteceu no dia 25 de agosto de 2014. O herbário de feira de Santana disponibiliza cerca de 180 mil espécies de plantas, o hermario huefs é antigo, foi fundado em 1980, como parte integrante do Departamento de Ciências Biológicas. Atualmente, ele ocupa uma área de 754,28 m2. Com acervo considerado o maior do nordeste e o sétimo maior do Brasil. O acervo conta com amostras de plantas (Angiospermas, Gimnospermas, Pteridófitas, Briófitas, Líquens, Macroalgas em coleções secas e Microalgas em coleções líquidas), com forte ênfase sobre a Flora da mata atlantica.
Essas espécies armazenadas em coleções biológicas servem de base para estudos relacionados à diversas áreas da biologia, contribuindo para a conservação e a formulação de políticas públicas. As coleções contidas na huefs têm papel fundamental no inventário da diversidade biológica. Além de material essencial e indispensável para estudos, e são extremamente úteis em políticas de conservação. O herbário utiliza um banco de dados para registrar suas coleções, podendo atender à crescente demanda pelas informações nelas contidas. O Herbário UEFs, da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, procura cumprir as metas estabelecidas por sua equipe de professores e estudantes, detém exemplares de plantas e fungos representativos principalmente do semiárido nordestino. Foi possível identificar as diferentes etapas do processo de coleta, estudo, herborização, registro e inclusão de exemplares em coleções, além da organização e manutenção de um herbário.
As plantas coletadas são desidratados, e são prensadas logo após o ato da coleta ou no final do dia de trabalho. As plantas coletadas, as amostras com talos liquênicos e as folhas com fungos (foliícolas) são cuidadosamente colocadas entre folhas de jornais dobrados. Com os exemplares arrumados e numerados, os jornais devem ser colocados entre papel absorvente e placas de alumínio ou papelão. No caso de