Monstequieu
Montesquieu(1689-1755)
Vida:
*Aristocrata francês, escritor, filósofo e político, dedicou-se a estudos humanísticos e jurídicos.
*Teve formação iluminista com padres oratorianos, de modo que, cedo, desenvolveu crítica severa e irônica à monarquia (em decadência) e ao clero.
*Sob influência de Maquiavel, trabalhou na determinação das causas do apogeu e da queda das nações e dos impérios.
*Antecipou o Positivismo científico do século XIX, usando os critérios das ciências naturais.
*Contribuiu com Diderot na elaboração da primeira enciclopédia. *Foi um dos fundadores da filosofia da história e é visto por muitos como o inaugurador da sociologia política.
*Fez longas viagens de estudo por toda a Europa, atendo-se, principalmente, na análise do Estado inglês.
Objetivos:
*Tirar partido de certas características dos regimes monárquicos para dotar de maior estabilidade os regimes futuros. Para ele não era importante julgar os governos existentes, mas compreender a natureza e o princípio de cada governo;
*Compreensão da decadência das monarquias, conflitos que minaram sua estabilidade, mecanismos que garantiram sua existência ao longo da história;
*Estabelecer a divisão entre a religião e a política, com o objetivo de demarcar o domínio próprio da política e de sua ciência que não se confunde com o da religião e da moral.
Passado Presente Futuro
Conhecimento dos regimes Entendimento dos conflitos Previsão de regime ideal
Obras:
**Cartas Persas:
*Relato imaginário, sob a forma epistolar, sobre a visita de dois persas a Paris. (Eles escrevem para seus amigos na Pérsia sobre tudo o que vêem em Paris.)
*Por meio dessa narrativa, critica os costumes, as instituições políticas e os abusos da Igreja e do Estado na França da época.
*Trata-se de uma obra espirituosa e irreverente, mas com um fundo sério: o relativismo que desvaloriza os valores sacros de uma civilização, pela comparação com os de