Monsanto e a Logística Reversa
André L. Martins F.
Alberto Menezes
Guilherme Lopes
Fábio Akio Kawano
A Monsanto
A Monsanto Company é uma indústria multinacional de agricultura e biotecnologia, que busca inovar em suas formas de produção e aproveitamento de suas matérias primas. Com sede em Missouri, Estados Unidos, possui diversas unidades espalhadas por mais de 60 países do mundo, como Brasil, México, China, Reino Unido etc. Sua dedicação está direcionada à produção de grãos e sementes, algodão, variedades de cana-de-açúcar e herbicidas.
Fundada em 1901 por John Francis Queeny, a empresa entrou em peso no mercado industrial químico com a invenção do adoçante Sacarina e produzindo diversos produtos importantes para a Industria Química da época como ácido salicílico e borrachan consagrando-se a partir da década de 40 como uma das maiores produtoras americanas de plásticos como o poliestireno (PS) e se consolidando como uma das 10 maiores indústrias químicas dos EUA.
Já na década de 60 a Monsanto inaugurou uma divisão voltada diretamente para a indústria agrícola que veio a se tornar o carro chefe da empresa. Tal divisão começou com a produção de herbicidas e somente nos anos 80 passou a investir fortemente em biotecnologia que culminou com a consolidação da empresa como a maior produtora de produtos transgênicos e geneticamente modificados do mundo.
A Monsanto é pioneira no desenvolvimento de tecnologias direcionadas ao aumento da produção alimentícia e na preservação do meio ambiente. Para isso, constrói estratégias que possibilitam produzir mais com menos, promovendo a proteção à biodiversidade dos recursos naturais.
O principal produto no qual esse trabalho será focado será a linha Roundup de herbicidas. Roundup é a linha de herbicidas à base de glifosato, utilizada a mais de 40 anos em mais de 130 países. Esses herbicidas estão classificados em um grupo pequeno de autorização para o