Cultura Organizacional
O presente estudo discorre sobre a cultura organizacional nas organizações, mais precisamente os conceitos de cultura e como é trabalhada pela empresa.
O tema cultura organizacional tem ganhado grande relevância nos últimos anos. Essa relevância se deu por causa dos grandes avanços tecnológicos que têm ocorrido nas últimas décadas e que tem produzido muitas mudanças na sociedade em geral e na cultura das organizações.
Diante das mudanças, muitas empresas tradicionais precisaram inovar para continuar competitivas no mercado e sobreviver a essas transformações. Sabe-se que a cultura organizacional de uma empresa é fundamental para o seu sucesso.
O x da questão é produzir as inovações necessárias sem afetar a essência da cultura da organização. Muitas delas fazem mudanças ou planejam sem levar em conta os fatores fundamentais de sua cultura e causam descompassos.
O que desejo evidenciar é a necessidade de uma correta identificação da cultura interna, para que as decisões a respeito de diretrizes administrativas estejam embasadas no conhecimento dos problemas que afetam a comunidade, e, assim, possam transpor as dificuldades.
Quando as culturas não são perfilizadas, o distanciamento psicológico entre a comunidade e a administração tende a aumentar. Daí a conveniência em se lembrar de que o delineamento de uma cultura não pode esquecer os aspectos psicossociais da rede informal. Sob pena de retratar apenas uma face (TORQUATO – 2002, pág. 5).
Ao decifrar a cultura de uma organização é preciso, ao pesquisar os pressupostos básicos, investigar as relações hierárquicas da empresa (se são de dominação, submissão ou harmonia), se as regras de comportamento são relevadas pela organização, e como são as relações humanas (se a vida organizacional é cooperativa, competitiva, individualista).
O estudo tem por objetivo conceituar a cultura organizacional no âmbito das organizações empresariais, entender os conceitos e a partir deles responder as questões