Monos
135
Natureza e cidade1
ENZO SCANDURRA
Resumo
Com o objetivo de fornecer uma reflexão capaz de valorizar a diversidade de questões presentes nas cidades contemporâneas e de refundar as bases, a partir da identificação de uma perspectiva cultural, científica, política e social, de um pensamento urbano mais fortemente conectado aos valores da evolução natural, este texto apresenta uma discussão sobre a relação naturezacidade. Tematizando aspectos conceituais ligados à ecologia e ao planejamento, o autor busca apontar as possibilidades para a superação das visões dicotômicas, afirmando a necessidade de recuperação de uma visão primária aquela dos sentidos e dos corpos, em relação ao domínio exclu1. Tradução do original Natura e Città. In: Gli storni e lurbanista. Progettare nella contemporaneità.
Milão, Meltemi, 2000, por Maria Margarida
Cavalcanti Limena.
(E-mail: margalimena@pucsp.br)
sivo da mente , capaz de limitar o domínio da tecnociência, de recuperar o sentido de pertencimento a uma espécie, tentando renunciar ao controle baconiano do planeta, de fazer-nos aprender a desfrutar de sua contemplação e, ainda, capaz de repropor, em sentido realmente moderno, a idéia de conhecimento em contraposição à idéia de domínio.
Palavras-chave: natureza; cidade; meio ambiente; ecologia; urbanismo.
Abstract
With the objective of supplying a reflection capable of valuing the diversity of present subjects in the contemporary cities and to reconstruct the bases, from the identification of a cultural, scientific, politic and social perspective of an urban thought more strongly connected to the values of the natural evolution, this text presents a discussion of the nature-city relationship. MARGEM, SÃO PAULO, NO 15, P. 135-152, JUN. 2002
136
MARGEM No 15 – JUNHO DE 2002
Starting from conceptual aspects linked to the ecology and planning, the author looks to